Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo revoga decreto de emergência em saúde animal após encerramento do foco de gripe aviária

Organização Mundial de Saúde Animal declarou que Brasil se encontra livre da doença

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Agricultura ao centro, logo abaixo de um ícone que representa uma plantação com um trator sobre ele do lado direito e um ícone de uma planta florescendo do lado esquerdo. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O governo estadual publicou nesta segunda-feira (30/6), no Diário Oficial, a revogação do Decreto 58.169/2025, que havia declarado estado de emergência em saúde animal para o controle da influenza aviária no Rio Grande do Sul. A medida foi adotada em 17 de maio pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) após a confirmação de focos da doença nos municípios de Montenegro e Sapucaia do Sul.

A revogação ocorreu pelo encerramento do foco em aves comerciais em Montenegro, registrado oficialmente em 18 de junho, e pelo reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), no último dia 26, de que o Brasil se encontra livre da gripe aviária.

“O encerramento, com agilidade, desse foco de gripe aviária é fruto da liderança e competência do Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul”, afirma o secretário da Agricultura, Edivilson Brum.

Texto: Ascom Seapi
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul