Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Seminário debate democracia e a participação social na comunicação

Publicação:

26.11.12: Abertura do Seminário Comunicação em Pauta.
Comunicação em Pauta - Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini

Para debater a participação na comunicação pela sociedade civil, o Governo do Estado realiza o II Seminário Comunicação em Pauta, que teve início nesta segunda-feira (26) no auditório da Caixa Econômica Federal (Rua dos Andradas, 1001 - 12º andar), em Porto Alegre. Na abertura, a secretária estadual de Comunicação e Inclusão Digital, Vera Spolidoro, falou sobre a criação do conselho de comunicação do Rio Grande do Sul, há mais de um ano em discussão com diversos segmentos da sociedade.

Nós acreditamos que o projeto está bastante maduro e há a compreensão de que é necessário um lugar para o debate. A sociedade é envolvida pela comunicação diariamente, mas não conhece o seu mecanismo. Precisamos ler, ouvir e assistir com espírito critico, afirmou Vera. A proposta de criação do conselho de comunicação foi debatida e aprovada no pleno do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Durante o seminário, serão apresentadas as propostas para o projeto de lei do Conselho Estadual de Comunicação recebidas via consulta pública no Gabinete Digital, e o anteprojeto que será enviado à Assembleia Legislativa.

Na opinião do vice-governador Beto Grill, além de proporcionar um espaço para a troca de ideias sobre o tema com a criação do conselho, o Estado se prepara para pôr em prática não só o que está na lei, mas sim aprofundar e colocar o Rio Grande do Sul na vanguarda da abertura de dados e informações públicas.

O painel Democracia e Participação Social na Comunicação: As Experiências Internacionais de Conselhos de Comunicação, teve a participação do presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Celso Schröder, e de João Brant, do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação, que abordou a importância da ampliação da transparência da informação.

O Comunicação em Pauta, conforme Schröder é uma clara sinalização daquilo que pode ser alcançado nos espaços públicos. Realizamos o que me parece ser a maior virtude destas atividades, que é fazer o debate sobre comunicação, romper o paradoxo de que comunicação ainda seja fruto de um silêncio em torno dela, de uma ausência de debate pelo maior interessado: o público.

Já o painel A importância da Participação Social na Comunicação, mediado pelo diretor presidente da Fundação Piratini, Pedro Osório, contou com Rosane Bertotti, coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Informação, Laurindo Leal Filho, da Universidade de São Paulo, e Marlupe Caldas, da Secretaria de Comunicação da Bahia, que apresentou a experiência do Estado, o primeiro no país a criar um conselho Estadual de comunicação.

Também participaram da abertura o vice-governador Beto Grill e o secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), Marcelo Danéris. O seminário será encerrado nesta terça-feira (27) e é organizado pela diretoria de Políticas Públicas da Secretaria Estadual de Comunicação e Inclusão Digital, voltado para estudantes, formadores de opinião, empresários de comunicação e entidades representativas.

Programação desta terça-feira
9h - Painel: A participação dos empresários de comunicação no Conselho Estadual de Comunicação Social da Bahia. Participam Pedro Dourado (Sindicato das Empresas em Publicidade Exterior do Estado da BA/Sepex - Uranus 2), Alexandre Gabret (Agert) e João Batista de Melo Filho (ARI), coordenada pela titular da Secom, Vera Spolidoro.
12h - Encerramento

Texto: Daiane Roldão
Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul