Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Rio Grande do Sul se destaca no primeiro dia da Brasil Offshore no Rio de Janeiro

Publicação:

A Brasil Offshore 2013, terceira maior feira de petróleo e gás do mundo, teve início nesta terça-feira (11). No primeiro dia do evento, que segue até o dia 14, em Macaé (RJ), a publicação oficial dedicou duas páginas ao Polo Naval de Rio Grande.

A reportagem - produzida pela equipe de um dos principais jornais especializados em exploração e produção de petróleo no mundo, o Upstream - destaca o trabalho dos estaleiros gaúchos para entregar as plataformas P-55 e P-63, além do contrato para a futura construção da P-74. O destaque conquistado pelo Estado reflete a forte presença gaúcha na Brasil Offshore.

Além do estande da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mais de uma dezena de empresas gaúchas interessadas no segmento de petróleo e gás ou que já fazem parte da cadeia produtiva marcaram presença. Têm estande Matripolo, Lupatech, Altus, Cascadura, Cim Componentes, Koch Metalúrgica, Parker, Rambo, Sulcromo, Tramontina, UTC Engenharia (que já tem licença prévia para se instalar em Charqueadas), Weatherford, Arpi e Prensso, por exemplo.

Esta edição da feira se destaca também pela forte presença chinesa. Pela primeira vez, a China compõe o maior pavilhão internacional, com 30 empresas representadas. No total, a Brasil Offshore 2013 conta com 720 expositores. São esperados de 55 mil a 60 mil visitantes nos quatro dias do evento. Em termos de visitantes, essa feira representa metade da OTC, a principal do setor, realizada em Houston, afirma o vice-presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Aloísio Nóbrega.

A Agência, braço executivo da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), coordena o programa RS Indústria Oceânica, focado nesse que é um dos 22 setores estratégicos da Política Industrial Gaúcha.

A Brasil Offshore
A feira é realizada a cada dois anos, em Macaé (RJ), base das operações e responsável por mais de 80% da exploração offshore do Brasil. O evento atraiu, em 2011, visitação superior a 52 mil profissionais e 700 expositores, sendo 155 internacionais.

Texto: Bianka Nieckel
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul