Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Políticas para as Mulheres firma acordo com a Liga Brasileira de Lésbicas para Seminário Nacional

Publicação:

A Secretaria de Políticas para as Mulheres do RS (SPM) e a Liga Brasileira de Lésbicas (LBL) firmaram compromisso para a realização da oitava edição do Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), que vai acontecer nos dias 29, 30 e 31 de maio e 1º de junho, na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF), em Porto Alegre. A parceria entre os dois órgãos foi marcada pela assinatura do termo de compromisso nesta quarta-feira (16), na sede da SPM, e contou ainda com a presença da articuladora estadual da LBL, Naiara Malavolta.

Para a secretária de Políticas para as Mulheres, Ariane Leitão, é uma satisfação acompanhar as ações do movimento LBT nesse momento de reafirmação dos direitos das mulheres lésbicas, bissexuais e transexuais. Segundo Ariane, a principal preocupação da Secretaria é que essa política, vinculada à garantia dos direitos humanos da população LBT, seja cada vez mais consolidada. “Receber o Senale é, sem dúvida, uma reafirmação do nosso compromisso político com a pauta da visibilidade das mulheres LBT. Uma pauta que estava, há anos, invisível”, salientou.

A articuladora Nacional LBT e integrante da comissão organizadora do Senale, Roselaine Dias, destaca que essa é a primeira vez que o evento acontece nessa região. “Esse evento é simbólico e estruturante para a luta das mulheres enquanto militantes”, enfatizou Roselaine. De acordo com a articuladora, o Senale é um evento que pode oxigenar e reorganizar o movimento no Brasil e a parceria com a SPM é de suma importância para a realização do seminário. “A SPM tem sido a grande parceira para conseguir gerar para as mulheres aquilo que elas merecem”, complementou.

Sobre o Senale
O Senale é um espaço de interação político-pedagógico construído por Mulheres Lésbicas no Brasil, desde 1996, com a finalidade de discutir, refletir e propor ações com intervenção nas políticas públicas, através da construção coletiva em âmbito nacional na busca por direitos e dignidade pela livre expressão das sexualidades, por orientação sexual e identidade de gênero.

Ao todo foram realizados apenas sete Encontros Nacionais, apesar da previsão de realização de encontros bi-anuais a partir do encontro de 1998. O Seminário tem como objetivo promover o diálogo junto às militantes lésbicas e mulheres bissexuais de todo o Brasil, bem como discutir sobre as visibilidades, participação política, controle social, políticas públicas (em suas múltiplas dimensões e instâncias de poderes), saúde, educação, assistência, cultura, esporte, segurança pública e pesquisas.

Texto: Assessoria SPM
Foto: Luana Mesa
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul