Nelson Mandela e a revolução na África do Sul pautam o programa Nova África desta sexta
Publicação:

O programa Nova África da TVE desta sexta-feira (13), às 22h, conta a história de um dos maiores líderes mundiais de toda a história: Nelson Mandela. Acompanhe a trajetória desse líder que revolucionou toda uma nação por meio da paz e do diálogo, lutou pelo fim do Apartheid, sistema racista que dividiu a África do Sul em negros e brancos, e viveu duros 27 anos em prisão política.
Veja como se deu o início da segregação racial oficial feita na África do Sul e como um partido formado por brancos instituiu leis severas contra a população negra do país. Nascido em um vilarejo no interior do país, Mandela iniciou cedo sua luta contra a política racista. Depoimentos como o do ex-presidente da África do Sul, Jacob Zuma, revelam um lado ainda desconhecido desse líder africano.
Acompanhe, ainda, uma visita à prisão Robben Island, em que Mandela esteve preso. Thulani Mabaso, ex-presidiário e guia turístico da prisão, fala sobre o dia a dia de Mandela em tempos de cárcere e mostra como foi a continuidade de sua luta, apesar da falta de liberdade.
O programa também conta a sucessão de acontecimentos que levaram Nelson Mandela à liberdade e sua ascensão à presidência da República. Mas além de sua vida pública, o Nova África revela a intimidade desse grande líder.
Em entrevista, Graça Machel, terceira esposa de Mandela, fala dos ideais e da luta pela liberdade travada por ele. O programa revela também o envolvimento de Nelson Mandela nas causas sociais, principalmente no combate ao HIV, que vitimou um de seus filhos, e a sua dedicação nas reformas que mudaram profundamente a vida da nação e o estabelecimento da democracia no país.
Texto: Anahy Metz
Foto: Reprodução
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305