Navio panamenho chega ao Porto da Capital com 7 mil toneladas de carga
Publicação:
O navio panamenho Eider atracou no Porto de Porto Alegre nesta quinta-feira (19) para o descarregamento de 7 mil toneladas de produtos. A carga composta de superfosfato triplo e fosfato monoamônico começou a ser descarregada esta tarde e é direcionada para a produção de fertilizantes.
O trabalho dos operadores no Cais Navegantes - área operacional do Porto da Capital - deve ser estender até o próximo sábado, quando está prevista a chegada de mais uma embarcação de grande porte. De acordo com a programação da Superintendência de Portos e Hidrovias, o trabalho do Porto da Capital, no mês de setembro será intenso. Este foi um ano de grande movimentação no Porto. O cenário econômico é positivo para a produção agrícola e isso se reflete diretamente na nossa movimentação, já que a maior parte dos produtos que chegam aqui são direcionados para a produção de insumos agrícolas, explicou o titular da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), Pedro Obelar.
Para o superintendente, o sistema portuário movimenta uma cadeia econômica extensa. Ele lembrou que a previsão para o mês de setembro é movimentar cerca de 105 mil toneladas de insumos. Temos um grande número de pessoas que atuam diretamente na operação portuária. Entre eles estão operadores transportadores e outros, dando uma média de 70 pessoas em quatro turnos de seis horas. Isso é geração de emprego e renda, disse.
Previsão
Para os próximos dias a previsão é a chegada do navio Bussara Nare, no sábado (21). O mercante atraca com carga de 6,7 mil toneladas de sal, originária de Areia Branca, no Rio Grande do Norte. Para o domingo (22) está prevista a atracação do cargueiro SFL Kent, com bandeira de Hong Kong, traz carga do Porto de Ventsnpils, na Letônia. Já o cargueiro Eider, trouxe carga do porto marroquino de Jorf Lasfar.
Texto e foto: Cristiane Franco
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305