Museu Farroupilha abre exposição sobre indumentária gaúcha
Publicação:

Em comemoração à 17ª Semana Nacional dos Museus (13 a 19 de maio), o Museu Histórico Farroupilha, no município de Piratini, inaugura nesta quinta-feira (16/5) a exposição A roupa que veste a cultura. A mostra, que se encerra em 30 de maio, é composta de vestuários, acessórios e quadros que retratam a história da indumentária gaúcha desde o ano de 1700. A semana é uma temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Com viés educativo, no âmbito da exposição ocorrerão palestras para alunos do ensino Fundamental e Médio das escolas estaduais urbanas de Piratini. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (53) 3257-1481. Para os estudantes do Ensino Fundamental, a proposta é que cada um desenhe e comente a peça que mais lhe chamou atenção. Para os do Médio, o foco da atividade está nas diferenças da cultura e da tradição.
Dentro da programação da exposição, haverá a exibição do documentário Viventes – a proteção e a memória do Rio Camaquã no dia 24 de maio, às 9h15 e às 13h40. As sessões resultam de uma parceria com a Associação dos Criadores do Cachorro Ovelheiro.
“A cultura é um fenômeno atemporal, que se expressa das mais diferentes formas; é o ato de lutar contra as adversidades de nosso meio; é o que nos difere dos demais seres vivos”, reflete a diretora da instituição, Francieli Domingues. “Na semana de museus, estaremos vestindo a cultura de um gaúcho que fez de sua pilcha instrumento para o trabalho, apetrecho para o frio e a chuva, armadura de guerra e reflexo de sua ciência popular; característica de sua gente e marca de sua história.”
Serviço
Exposição: A roupa que veste a cultura
Onde: Museu Histórico Farroupilha (Rua Cel. Pedroso, 77, município de Piratini)
Quando: de 16 a 30 de maio (de terça a sexta-feira, das 9h às 11h30, e sábados e domingos, das 14h30 às 17h)
Quanto: entrada franca
Texto: Rafael Varela /Ascom Sedac
Edição: Secom