Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mulheres pescadoras do sul do Estado refazem o caminho dos pomeranos na região

Publicação:

Para valorizar o trabalho da mulher pescadora, a Emater/RS-Ascar realiza, nesta sexta-feira (24), o Seminário Regional de Mulheres Pescadoras, na Coxilha do Barão, no interior de São Lourenço do Sul. O evento deve reunir 200 participantes, que conhecerão a história da imigração pomerana na região, além de participar de palestras sobre valorização do trabalho e políticas públicas para mulheres. Os pomeranos têm forte ligação com a pesca. Mostraremos isso, além de integrá-las e termos uma atividade de lazer, explica a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar Regina Medeiros.

A programação se inicia às 10h, com a visita ao Sítio Flajoke, e o trajeto refaz a chegada dos imigrantes à cidade, partindo da orla da Lagoa dos Patos e chegando na Coxilha do Barão, onde será servido almoço. No início da tarde, o historiador Jairo School Costa relatará a história dos pomeranos e da colonização. A equipe da Agência Doce Lagoa falará sobre a organização do Caminho Pomerano.

Às 14h30min, a assessora de projetos sociais da Emater/RS-Ascar, Maria Elizabete Aguiar, apresentará as políticas públicas para mulheres, e o psicólogo Vilnei Varzin fala sobre a valorização da mulher pescadora. As atividades se encerram às 16h, com visita à propriedade da família Klasen.

Participam das atividades moradores em Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, Pelotas, Rio Grande, São Lourenço do Sul, Cristal, Jaguarão e Arroio Grande.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul