Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Missão à Europa prospecta parcerias entre RS e Portugal no turismo e na construção civil

Publicação:

Agendas reiteraram a vontade de aprofundar as relações comerciais entre os dois países
Agendas reiteraram a vontade de aprofundar as relações comerciais entre os dois países - Foto: Claiton Silva

Encerrando a primeira fase da missão à Europa chefiada pelo vice-governador Beto Grill, a comitiva gaúcha participou de uma série de agendas institucionais em Lisboa. As reuniões ocorreram na Câmara Municipal de Lisboa (CML), no Ministério da Economia e na Assembleia da República Portuguesa.

Pela manhã, a comitiva foi recebida no Salão Nobre dos Paços do Conselho pelo vereador Carlos Manuel Castro, coordenador de Relações Internacionais da CML, acompanhado do vereador João Gonçalves Pereira, do embaixador instituição, Santana Carlos, e de Raul Almeida, deputado da Assembleia da República. 

No encontro foi afirmada por ambas as partes a importância e a vontade de aprofundar as relações comerciais entre os dois países – particularmente, entre a capital portuguesa e o Estado. “Ações como esta missão são decisivas para que ampliemos o nosso conhecimento sobre o Brasil. Parceiros são importantes nesse momento em que começamos a reerguer a nossa economia. O Rio Grande do Sul possui como vantagem a posição geoestratégica e a grande afinidade histórica e cultural”, disse Carlos Castro.

Beto Grill destacou iniciativas que já se mostram bem sucedidas, como a operação da TAP em Porto Alegre. “A linha direta Porto Alegre/Lisboa, mostra como se pode avançar. Os voos diários tornaram a capital portuguesa uma das principais portas de entrada para os gaúchos na Europa, lembrou o vice-governador, que também ressaltou o bom momento da economia gaúcha. "Apresentamos consistente crescimento nos últimos anos, muito graças aos esforços realizados para diversificar a nossa matriz produtiva”, acrescentou.

De acordo com o coordenador do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Offshore da Fiergs, Marcus Coester, a série de contatos estabelecidos nos primeiros dias da missão em Portugal apontam para um futuro promissor. “Pretendemos unir o know-how dos empreendedores portugueses em diversos setores, como o metal mecânico e a indústria oceânica, com o conhecimento do mercado e da legislação dos empresários brasileiros”, afirmou.

Para Fernando Estima, secretário de Desenvolvimento e Turismo de Pelotas, a construção civil é uma das principais áreas a serem exploradas. “Temos uma demanda crescente no setor da hotelaria. Hoje, aproximadamente 1400 leitos precisam ser oferecidos em Pelotas, o que torna o município uma ótima oportunidade para e expansão das atividades de grupos portugueses”, acrescentou.

Adolfo Mesquita, Secretário de Estado do Turismo, demonstrou interesse na aproximação e frisou a importância do setor para as comunidades locais, onde possui impacto direto na economia e na geração de empregos. “Começamos a promover campanhas direcionadas para o público brasileiro e já alcançamos resultados positivos. Em contrapartida, o destino Brasil agrada os portugueses. O que precisamos é construir um plano pactuado para que possamos estabelecer uma agenda de cooperação mútua”.

Na Assembleia da República, a comitiva se reuniu com um grupo de deputados, entre eles João Rebelo, vice-presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Portugal, uma espécie de frente parlamentar encarregada de estreitar os laços entre os dois países. “Portugal é um canal privilegiado para que as empresas brasileiras cheguem à Europa, e vice-versa. Este movimento em ambos os sentidos é fundamental. O Brasil possui condições de ajudar Portugal a se recuperar o mais rapidamente possível desse momento pelo qual passa a nossa economia”, finalizou.

Texto: Claiton Silva
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul