Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Liberação de guindaste garante mais autonomia nas operações no Porto de Porto Alegre

Publicação:

O Porto de Porto Alegre já conta com um de seus guindastes em pleno funcionamento. Após quase três meses de interdição, o guindaste de número 19 volta a operar a partir da próxima atracação de navio, prevista para esta sexta-feira (13). A interdição
Liberação de guindaste garante mais autonomia nas operações no Porto de Porto Alegre

O Porto de Porto Alegre já conta com um de seus guindastes em pleno funcionamento. Após quase três meses de interdição, o guindaste de número 19 volta a operar a partir da próxima atracação de navio, prevista para esta sexta-feira (13). A interdição aconteceu depois que a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) recebeu denúncia de que o equipamento não oferecia segurança aos trabalhadores da operação portuária.

Após passar por uma manutenção, e com comprometimento da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) em recuperar o equipamento, a DRT liberou, nesta quarta-feira (11), a retomada das operações. Conforme o diretor de Portos da SPH, Paulo Argeu Fernandes, além da recuperação do guindaste 19, a Superintendência investiu R$ 1 milhão na reforma total do guindaste 18. Já tínhamos o planejamento de recuperar estes materiais com o objetivo de qualificar a operação no Porto operacional. A interdição só não causou problemas nas operações, em razão de hoje contarmos com navios autodescarregáveis, avaliou.

O equipamento tem capacidade para descarregar até 150 toneladas por hora, dependendo do tipo de produto. Já o guindaste de número 18, depois de reformado, estará com a sua capacidade plena de descarga, o que equivale a até 120 toneladas por hora.

Previsão
De acordo com o Departamento de Divisão do Porto de Porto Alegre (Dippa), a próxima operação de navio no Cais Navegantes será nesta sexta-feira, com a embarcação Santa Anna, que deve chegar com carga de 11 mil toneladas de matéria-prima para fertilizantes. 

Texto e foto: Cristiane Franco
Edição: Redação/Secom (51) 3210-4305

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul