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Fortunati apresenta projetos da educação para deficientes visuais

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O secretário estadual da Educação, José Fortunati, relatou nesta quinta-feira , dia 11, as ações que vem sendo realizadas pela Secretaria na área da Educação Especial, durante Seminário sobre a Inclusão do Deficiente Visual na Sociedade, promovido pela Federação Rio Grandense de Entidades para Cegos (FREC), realizado no City Hotel, em Porto Alegre. Fortunati abriu o painel propondo uma reflexão sobre o processo de inclusão proposto pelo governo federal no início do ano. Uma propaganda veiculada nos meios de comunicação sugeria aos pais de crianças portadoras de necessidades especiais que procurem escolas regulares para matricular os seus filhos, sem a preocupação de como essas escolas irão receber esta demanda, se há profissionais capacitados em todas as 3.002 escolas estaduais para atender deficientes, se o material pedagógico é o adequado, se há sala de recurso, entre outras questões relevantes para um atendimento de qualidade, declarou. O secretário enfatizou ainda as ações que a Divisão de Educação Especial da Secretaria da Educação vem desenvolvendo com as 30 Coordenadorias Regionais de Educação. A rede estadual atende 1,1 mil alunos deficientes visuais distribuídos em 46 escolas estaduais e 85 salas de recurso, um dos principais projetos que está sendo executado nesta área é o Escrevendo a Educação Especial, que através de um mapeamento realizado detectou a necessidade de algumas regiões propondo capacitações, informou. Ele anunciou ainda a parceria firmada entre SEC e FREC no projeto Modernização dos Serviços de Atendimento Braille, que irá contemplar diretamente com máquinas Braille, Salas de Recursos DV de escolas da rede estadual, em 15 municípios. Outro ponto destacado, foi o trabalho do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP-RS), que já imprimiu 157 livros didático-pedagógicos em Braille e em caracteres comuns adaptados, totalizando 798 volumes de livros do Ensino Fundamental e Médio, destinados a 50 escolas. Encontram-se em fase de elaboração, mais de 45 livros solicitados pelas escolas, em uma ação de acompanhamento permanente, concluiu.
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