Escolas estaduais da região de Caxias do Sul recebem computadores
Publicação:
Cerca de 130 escolas estaduais pertencentes à 4ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Caxias do Sul, receberam computadores dentro do processo de informatização da gestão escolar pelo governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Educação. A entrega foi realizada na sexta-feira (06) e para a 4ª CRE foram destinados 33 novos computadores.
Para informatizar a gestão de todos os estabelecimentos de ensino da rede estadual e modernizar os equipamentos das 30 Coordenadorias, o governo do Estado investiu mais de R$ 5 milhões na compra de 4,1 mil computadores.
A secretária Mariza Abreu lembrou que a informatização das escolas e das CREs é relevante para que todo o trabalho pedagógico possa ser desenvolvido com qualidade. A atualização de dados dos alunos, do gerenciamento de pessoal e da vida funcional dos professores e servidores é de extrema importância para que possamos planejar as atividades pedagógicas e a formação dos profissionais das escolas, disse.
Além da modernização da gestão escolar, a Secretaria da Educação também está equipando as escolas para qualificar o trabalho pedagógico por meio do Projeto Sala de Aula Digital, inserido no Programa Estruturante Boa Escola para Todos. Até o início do ano letivo, três escolas de Caxias do Sul - EEEF Dr. Theodosio Rocha Netto, EEEF Eng. Dario Granja Santanna e EEEF Aquilino Zatti - receberão equipamentos e mobiliário para utilizar como ferramenta de apoio ao aprendizado. Até 2010, a meta é abrir mil ambientes informatizados e intensificar a formação continuada de professores no uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Relação com municípios
Após a entrega dos equipamentos às escolas estaduais, a secretária Mariza Abreu reuniu-se com os secretários municipais de Educação dos 14 Municípios da região de abrangência da 4ª Coordenadoria: Antônio Prado, Cambará do Sul, Canela, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Gramado, Jaquirana, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Picada Café, São Francisco de Paula e São Marcos. Durante o encontro foram tratados assuntos como a municipalização da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, o programa estruturante Boa Escola para Todos, o novo padrão curricular da rede estadual de ensino, as reformas da legislação educacional e na carreira do magistério, entre outros.