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Escola Estadual Tom Jobim é referência na promoção da paz por ação em unidade da Fase

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Círculo de paz EEEM TJ
Círculos de Construção de Paz são realizados no ambiente da sala de aula na escola - Foto: EEEM Tom Jobim / Divulgação

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Tom Jobim, que atende quatro unidades de internação da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo, no Complexo Cruzeiro, em Porto Alegre, recebeu o título de Núcleo Pioneiro (referência) na implantação dos Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz. O trabalho é desenvolvido em parceria com a unidade Case POA 1 da Fase.

A distinção foi concedida por meio do Escola + Paz, que tem o objetivo de implantar princípios e práticas da Justiça Restaurativa, e dos Círculos de Construção de Paz, constituídos para diminuírem a evasão escolar e a violência. Esse programa é coordenado pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, com apoio da Secretaria da Educação e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Segundo a diretora da Escola Tom Jobim, Silvana Carvalho, a cultura de paz é transformadora por excelência e se constitui numa via privilegiada para a formação humana. “A importância que gera na educação vai além da produção do conhecimento, pois permite o aperfeiçoamento pessoal, emocional, intelectual e profissional do ser humano”, destaca.

Para o diretor do Case POA 1, Mauricio Pozolo, a parceria entre a unidade que comanda e a instituição de ensino se torna a oportunidade de fazer, dentro da sala de aula, as políticas de Estado acontecerem. “A parceria entre a nossa unidade e a Escola Tom Jobim, como pioneiros na organização e realização dos Círculos de Paz dentro do sistema socioeducativo gaúcho, nos traz a certeza que estamos no caminho certo. As duas instâncias se completam e fazem a entrega do adolescente com novas perspectivas ao utilizar essas ferramentas”, disse.

A proposta é que a ação se estenda também para os outros três centros de atendimento existentes no Complexo Cruzeiro, com o objetivo dar oportunidade aos adolescentes práticas restaurativas, integrando no seu cotidiano a cultura de paz.

“Essas práticas nos levam a lidar com os conflitos de forma diferenciada. Desafiando os tradicionais padrões punitivos, passamos a encarar os conflitos como oportunidades de mudança e de aprendizagem, ressaltando os valores da inclusão, do pertencimento, da escuta ativa e da solidariedade. São mudanças de modelos de cultura e de paradigmas que permitem uma melhoria nos relacionamentos, contribuindo para a construção de cultura de paz nos espaços escolares”, concluiu Silvana.

Valores fundamentais

O Círculo de Construção de Paz é um processo que auxilia a comunicação em grupo, buscando a reflexão através do diálogo sobre problemas pessoais, aspirações individuais e reconhecimento de erros. O método é indicado pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) por potencializar a vivência de valores fundamentais.

Texto: Marcelo Vaz/Ascom Fase
Edição: Secom

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