Emater RS planeja gladíolos floridos para o Dia das Mães
São cinco cultivares de cores diferentes que estão programados para florescer por meio de software
Publicação:

O Dia das Mães será mais florido na Região Central do Rio Grande do Sul. Os gladíolos, cultivados por meio de projeto de extensão entre o Grupo PhenoGlad e a Emater RS-Ascar, devem florescer neste final de semana. São cinco cultivares de cores diferentes, programadas por meio de software, que serão comercializadas especialmente para o Dia das Mães.
Conhecido popularmente como palma-de-Santa-Rita, o gladíolo é uma planta utilizada tradicionalmente no Dia de Finados, em razão de sua florescência comum apenas nessa época do ano. Esta realidade vem mudando em decorrência da tecnologia desenvolvida pela equipe PhenoGlad e da operacionalização por parte da Emater RS, que prevê, com o auxílio de um software, o dia exato de ocorrência dos estágios de desenvolvimento do gladíolo, incluindo o ponto de colheita e os efeitos de baixas e altas temperaturas na qualidade das espigas.
Na Região Central, sete produtores rurais familiares participam do projeto, nos municípios de Santa Maria, Cachoeira do Sul, Nova Palma, Dilermando de Aguiar e Santiago. A comercialização começou na quinta-feira (10) e deve seguir até este sábado (12).
Em Santa Maria, há comercialização na PoliFeira do Agricultor, no campus da UFSM; na Feira Livre da Avenida Roraima; e na Feira da Economia Solidária. Em Nova Palma, a comercialização acontece por venda direta nas residências. Já nos municípios de Cachoeira do Sul, Dilermando de Aguiar e Santiago, há comercialização nas Feiras do Produtor Rural.
De acordo com o assistente técnico regional de Produção Vegetal da Emater RS de Santa Maria, Alfredo Schons, cada produtor recebeu 250 bulbos de gladíolos, de cinco diferentes variedades, para o plantio, visando à comercialização para o Dia das Mães.
Segundo a gerente Regina Hernandes, a produção de gladíolos é uma alternativa para que o produtor possa sair da monocultura e implantar uma produção diferenciada e que possibilite geração de renda no meio rural.
Grupo PhenoGlad
Sob coordenação do professor Nereu Augusto Streck, o PhenoGlad é uma equipe multidisciplinar. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com os campi de Santa Maria e de Frederico Westphalen, é uma das instituições que faz parte da equipe, juntamente com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus de Itaqui; a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Curitibanos; o Instituto Federal Catarinense (IFC), pelos campi de Concórdia e Rio do Sul; e a Emater RS, como principal parceira de extensão.
No dia 27 de abril, foi formada a equipe PhenoGlad Serra Gaúcha, que terá coordenação da professora Jenniffer Schnitzer Ribeiro. A parceria com essa instituição se deu após visita técnica de alunos do curso superior de Tecnologia em Horticultura, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), ao campus da UFSM, para visita técnica sobre a cultura do gladíolo.
PhenoGlad Mobile
O aplicativo PhenoGlad Mobile foi lançado oficialmente no estande da Emater RS na 18º Expoagro Afubra, a maior feira da agricultura familiar do Brasil, que aconteceu em março, em Rio Pardo. O aplicativo permite que o produtor de gladíolo possa calcular o dia exato da colheita da planta, tendo em vista a data do plantio e a variedade da cultivar. Levando em conta a dificuldade de conexão de internet no meio rural, o PhenoGlad Mobile funciona off line e exige internet apenas para a instalação.
Texto: Helena Boucinha/Ascom Emater RS
Edição: Sílvia Lago/Secom