Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Doações de roupas, calçados e alimentos beneficiam entidades assistenciais

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 23.04.15: Secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, participa de doações de roupas e alimentos a entidades. Foto: Karine Viana/Palácio Piratini.
Doações a entidades - Foto: Karine Viana

Nove entidades assistenciais foram beneficiadas com a doação de roupas, calçados, acessórios e alimentos, em solenidade realizada pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) e pelo Gabinete de Políticas Sociais, nessa quinta-feira (23). A cerimônia aconteceu no prédio anexo da SJDH e contou com a presença do presidente da Fundação de Proteção Especial (FPE) da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), José Luiz Barbosa.

No total, foram distribuídas 8,3 mil peças de vestuário feminino, masculino e infantil, além de calçados e acessórios, doados pelo Instituto Lojas Renner. Também foram entregues mais de 4 mil quilos de alimentos não perecíveis e mais de 800 peças de roupas e calçados, arrecadados pelo Sport Club Internacional, em ação realizada no Beira-Rio, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

O secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, César Faccioli, destacou que a ação faz parte da rotina da pasta, que procura estimular a solidariedade e a relação positiva entre o público e o privado. Ele também ressaltou o novo procedimento adotado pela SJDH, que é o cadastramento das entidades assistenciais beneficiadas, para dar maior transparência no controle e na destinação das doações.

Maria Helena Sartori, secretária extraordinária de Políticas Sociais, citou o governador do Rio Grande do Sul, dizendo que José Ivo Sartori enfatiza, em suas manifestações, que o Estado tem que estar onde as pessoas mais precisam. “Existe uma parte da sociedade que depende da ação do Estado e dos serviços públicos. Essas pessoas devem ser a nossa prioridade”, explicou. A secretária ainda destacou que a solidariedade deve ser praticada de várias formas, e a solenidade de doação também serve para contato e troca de experiências entre as entidades.

Luciano Teixeira Agliardi, diretor-financeiro do Instituto Lojas Renner, que é o braço gestor das ações sociais da empresa, destacou o compromisso com o suporte e o empoderamento da mulher na comunidade e no mercado de trabalho. Destacou a parceria com o Estado como forma positiva de proporcionar o resgate social.

Entidades beneficiadas

Os donativos arrecadados no jogo entre o Internacional e o Aimoré, no Beira-Rio, no dia 11 de março, foram revertidos para a Casa Viva Maria, de Porto Alegre, e a Associação Beneficente São José, de Guaíba, instituições que atendem mulheres vítimas de violência.

A parceria com o Instituto Lojas Renner beneficiou oito entidades: Associação Beneficente São José, de Guaíba; Associação de Servidores da Área de Segurança Portadores de Deficiência (Asasepode), Associação Grupo Ação Voluntária Francisco de Assis e Associação de Assistência à Criança (AACD), de Porto Alegre; Associação Beneficente São Francisco de Assis e Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada), de Santa Rosa; Fundação Semear e Horta Comunitária Joana D’Angelis, de Novo Hamburgo.

 

Texto: Silvia Lago
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul