Daer ministra palestras a fiscais do transporte metropolitano
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O treinamento dos fiscais responsáveis pelo transporte coletivo intermunicipal da Região Metropolitana de Porto Alegre contou com o auxílio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Servidores da autarquia estiveram nesta sexta-feira (2) na Metroplan para palestrar sobre o atendimento aos transportadores e usuários do sistema.
As apresentações tiveram como foco a qualificação das ações dos fiscais nas abordagens a veículos utilizados nas modalidades de transporte eventual e contínuo. O superintendente de Fretamento e Turismo do Daer, Mario Cezar Barcellos, falou sobre a experiência do departamento na fiscalização nas demais regiões do Rio Grande do Sul e deu orientações quanto à conduta dos profissionais. “O comportamento do fiscal deve ser exemplar, de forma que proporcione ao passageiro ou motorista a tranquilidade necessária para que o trabalho ocorra com eficiência”, afirmou. “Nessa atividade, é preciso saber lidar com perfis muito diferentes de pessoas, mas a lei é uma só e vale para todos.”
Em seguida, a dirigente da Escola de Gestão Daeriana, Cristina Carvalho da Silva, e a relações públicas Sabrina Santos Monteiro explicaram como obter uma comunicação eficaz com o público durante as ações de fiscalização. “É preciso entender que as palavras correspondem a apenas sete por cento de tudo o que expressamos”, ressaltou Sabrina. “A postura corporal e a entonação da voz possuem um papel importantíssimo na transmissão da mensagem.” As palestrantes explicaram, ainda, como se comunicar de forma clara e objetiva e administrar conflitos durante as abordagens.
As apresentações dirigidas aos funcionários da Metroplan utilizaram parte do conteúdo aplicado em um encontro de capacitação dos fiscais de transporte coletivo do Daer, em novembro do ano passado. Para o diretor de Transportes Rodoviários do departamento, Lauro Hagemann, o maior benefício do treinamento é a padronização das normas adotadas nas ações de fiscalização de ambos os órgãos. “Com isso, unificamos a linguagem pra atender a figura central dos nossos esforços, que é o passageiro”, enfatizou. “Além do ganho para a imagem das instituições, há uma relação muito mais qualificada com as pessoas para assegurar que elas usufruam de um transporte com segurança”.
Texto: Júlio Cunha Neto/ Ascom Daer
Edição: Léa Aragón/Secom