Agenda 2030 é destaque na abertura do 4º Seminário do Sistema Estadual de Participação
Publicação:

A Agenda 2030 para o Rio Grande do Sul foi um dos temas de destaque no debate que deu início ao 4º Seminário do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã, na manhã desta sexta-feira (14). A Agenda será elaborada e discutida dentro do Sistema, possibilitando uma nova dimensão de planejamento a longo prazo, explicou o secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta.
Participaram também da mesa de abertura a representante do Ministério do Planejamento, Esther Bemerguy de Albuquerque, o presidente do Forum Estadual dos Coredes, Hugo Chimenes, a secretária do Turismo, Abgail Pereira, o secretário-geral de Governo, Vinicius Wu, e o deputado estadual Adão Villaverde, representando a Assembleia Legislativa.
Durante a abertura, foi exibido o vídeo instititucional do processo de Participação Popular e Cidadã, com imagens e depoimentos sobre as obras conquistadas pela votação da população. Ainda pela manhã, outras duas mesas discutiram desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável e a apresentaram a Proposta RS 2030. O secretário Marcelo Danéris, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, que integra o Sistema de Participação, apresentou as diretrizes da segunda Carta de Concertação.
Os debates do Seminário seguem à tarde com a mesa Grandes projetos, sustentabilidade e impactos sociais: agenda de desenvolvimento portadora de futuro. O 4º Seminário do Sistema Estadual de Participaçao Popular e Cidadã acontece no auditório do Tribunal de Justiça do Estado, na capital, e é aberto ao público.
Texto: Regina Farina
Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305